Atualmente, no que toca a questões de SEO, o domínio pode ajudar e muito nos tais 200 fatores do algoritmo do Google mas em algumas situações apenas. Cada caso é um caso. Nem sempre ajuda. Depende de muitas coisas.

Se queremos criar sites de nichos, a escolha de um bom domínio deve ser muito semelhante à palavra chave do seu nicho. No entanto se queremos trabalhar uma marca online provavelmente isso já não terá tanto valor. Mas, depende…

como-escolher-um-dominio

 

Entendendo a Pesquisa Navegacional

A razão por trás de domínios com ocorrência exata dos termos de busca conseguirem a primeira posição em resultados de pesquisas é o conceito da Pesquisa Navegacional.

Navegacionais: Indicam que o usuário deseja encontrar um site específico. Por exemplo, se alguém digita no Google “initel”, é bem provável que ele esteja procurando esse site e o google liga o nome ao domínio.

Por outro lado na busca por “celular barato” e na existência do domínio celularbarato.com.br, o Google na maioria dos casos vai interpretar que o usuário está buscando um produto e não um nome de um site, ao menos que você visite este site por algumas vezes. O algorítimo do google interpreta a melhor forma que ele está programado pra você.

Pesando a questão de backlinks(links que são feitos com a palavra chave e apontam para uma página específica), independente de qual for o domínio (com ou sem a palavra chave) pode ser uma boa lente de pesquisa para o google. Ele entende que aquela palavra está relacionada a um assunto que atende às expectativas do leitor tornando assim melhor rankeado.

Igualmente, se a busca contém um local, “desentupidora são paulo”, e existe o domínio desentupidorasaopaulo.com.br, este cenário também se enquadra no caso de uma pesquisa navegacional, e o mesmo se aplica.

Keyword vs. Marca

Isso tudo leva a um debate diferente, que confronta marca e a palavra chave do nicho.

Na maioria dos casos, é melhor para o posicionamento de uma empresa como marca líder de mercado, que o seu domínio seja o nome da empresa/marca e, muitas vezes, essas palavras não casam com as palavras-chave do nicho.

Não é interessante para a Coca-cola ter o domínio e basear suas referências em refrigerante.com.br ou refrigerantedecola.com.br. É claro, a Coca-cola não precisa disso, mas serve como exemplo.

Por outro lado, é possível também buscar domínios que contenham a marca e a palavra chave, como Agência initel.com.br, por exemplo. A união de marca e a palavra chave é um grande apoio para negócios que não possuem a marca tão forte e precisam/buscam rankings em palavras-chave do negócio para alavancar visitas e conseguir conversões.

O detalhe é que sempre existem várias palavras chave em um nicho de mercado e fica inviável cobrir todas possibilidades com domínios e fazer com isso seja “divulgável”, quer dizer, usar todos esses domínios para divulgar marca e serviços:

initelmarketingdigital.com.br
marketingdigitalinitel.com.br
initelwebmarketing.com.br
initelmarketingsaopaulo.com.br
etc

Para muitos negócios é interessante ter domínios com todas essas variações de palavras chave e localizações, ora associados a marca, ora não.

Outro exemplo é se o domínio com o nome do serviço junto ao local seria bem posicionado.

lavanderiaitalva.com.br
camisasportovelho.com.br
taxininópolis.com.br

Dessa forma na pesquisa por palavra chave e local, assim como o site em si estando em conformidade com o domínio pode ser uma excelente escolha.

Domínios – Melhores Estratégias de SEO

1. Vale a pena comprar domínios com palavra chave e redirecionar para o site principal?

Não. Essa estratégia pode até ser prejudicial ao site, na verdade. Se o Google identificar uma tentativa de manipulação de rankings, por exemplo, vai tudo por água abaixo. Mas existem alguns fatores a considerar.

2. Vale a pena comprar domínio com palavras parecidas?

Por questão de grafia, talvez. Não vejo tanta essa necessidade visto que o google corrige com o tempo tentando entregar a melhor pesquisa sempre.
mínio principal. Por exemplo, seria viável para a Agência Mestre comprar e redirecionar os seguintes domínios:

Exemplo: yaho, iahoo, yahu redirecionados para yahoo provavelmente por ser uma palavra de fácil chance de erro possa funcionar.,

3. domínio para uma página específica dentro do mesmo site é uma boa estratégia?

Essa estratégia normalmente é uma medida para forçar o bom posicionamento de algum conteúdo dentro do website. Isso também é passível de penas de ranqueamento. O certo seria criar um subdomínio como:

marketingdigital.initel.com.br
planodenegocio.initel.com.br

Como o nome desses domínios é a palavra-chave exata a qual se busca obter os rankings, eles serão forte candidatos a obter as primeiras posições mais rapidamente e com menor esforço do que o conteúdo interno do site principal. Com esses domínios publicados, ricos em conteúdo e bons backlinks, muito provavelmente vem os rankings e a segunda parte da estratégia.

4. Domínio barra descrição é uma boa forma de ser encontrado?

initel.com.br/marketingdigital

Sim, mas para que o ranqueamento seja melhor aproveitado o conteúdo da página deve estar de acordo com várias estratégias SEO. Mesmo assim para se alcançar a primeira página do google deve se ter uma relevância incrível e isto não é nada fácil de se alcançar. Depende de muito esforço dedicação e estudo.

5. Montar os domínios e não redirecionar

A última alternativa é montar os domínios voltados a palavras exata, produzir conteúdo, ganhar bons backlinks, o que deve resultar em bons rankings e usá-los para geração de lista e para ser usado por outro site. É uma prática perigosa chamada black hat, que fere as Guidelines do Google e pode ir tudo por água abaixo.

Existe uma estratégia que demanda conhecimento, mas ainda assim muito perigosa que é:

Escolher bons nomes de domínio, ricos em keywords

Criar conteúdo otimizado/aplicar otimização onpage

Utilizar o robots.txt para controlar acesso a links externos

O terceiro passo consiste de não permitir que o Google navegue por um link que leve ao site principal. Os detalhes dessa configuração estão no artigo mencionado.

O interessante dessa estratégia é que ao comprar vários domínios sobre a mesma keyword, é possível conseguir mais de um domínio com rankings na primeira página, ou mesmo um fator de alta relevância (o nome de domínio) para sustentar rankings obtidos.

O ponto negativo é que o site principal, a marca em si, fica fora dos resultados de busca, gerando uma certa quebra de branding quando o usuário acessa o microsite, a princípio genérico, e no fim das contas acaba descobrindo a relação com um site maior, com uma marca significativa.

6. A importância de ter uma marca única

Uma marca única tem uma grande importância no mundo online para que não seja confundida com outras marcas/domínios semelhantes, para que depois os seus potenciais visitantes não acabem indo para outros sites devido à possível confusão e engano. Por exemplo, é muito fácil existirem websites diferentes em que o domínio apenas muda o .com para o .net(sim, isto é possível acontecer e existe mesmo).

Um domínio deve ser fácil de ser lembrado para que assim os utilizadores possam visitar quando quiserem o website e até mencionar com links em outros sites.
O domínio deverá ter e fazer algum sentido para o utilizador e para isso as palavras ou termos a colocar no domínio devem ter um sentido natural para que assim possa ser mais facilmente memorizado.

7. Devo colocar o (tracinho – hífen) no domínio?

Depende…

A utilização de hífens nos domínios de sites pode facilitar a diferenciação das keywords e também pode ser utilizado se o domínio pretendido já exista e esteja todo junto. Exemplo: popfarma.com e pop-farma.com.

Por outro lado a utilização de hífens nos domínios pode ajudar o utilizador a errar no momento de o digitar, sendo também mais difícil de memorização e de divulgar verbalmente.

Portanto, a escolha é sua. Mas ainda acho que o tracinho atrapalha na correta digitação do domínio pelo usuário leigo.

8. Que tipo de terminações? .com .net .org

Mais uma vez… Depende…

Se a preocupação for apenas o posicionamento e vai trabalhar o SEO, então esta questão é importante. Dependendo do site pode escolher o .org se for governamental, .edu se for educacional, .pt se for de Portugal etc…

Uma forma de garantir que mais ninguém compra variantes do seu site e domínio a melhor solução é comprar todas as terminações disponíveis[.com .net .org .pt etc…]. Se quiser depois pode redirecionar todos eles para o site principal, assim quando alguém digital o seu site com a terminação errada vai ser encaminhado na mesma para o site principal.

Conclusão

Como sempre, para grandes questões, desafios que saem do quadro trivial, SEO deixa de ter uma resposta exata e passa a exigir do profissional a análise do problema, a identificação de soluções e, o mais importante, a decisão sobre qual caminho seguir. Tudo deve ser bem estudado por quem está trabalhando anos com internet.

Na sua mente algo pode ser extremamente genial, mas um profissional treinado pode encontrar soluções muito mais práticas e de maior valor.

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