Muitas empresas têm utilizado celebridades para divulgar seus produtos e serviço. Exatamente quando você vê o Neimar fazendo uma propaganda do Guaraná Antártica, ou Uma atriz fazendo uso de um shampoo.

As empresas gastam dinheiro nisso porque elas vêem resultados dizendo lucros reais e positivos em suas campanhas. O que você talvez não sabe que é possível usar a estratégia do marketing de influencia para negócios locais com pessoas comuns sem gastar um tostão.

Definição do Marketing de Influência

O Marketing de Influência nada mais é do que a arte de engajar as pessoas que são influentes on-line para compartilhar mensagens de marcas com seus públicos na forma de conteúdo patrocinado ou não.

Ok, isso não é novidade. Na verdade, a novidade é que existe uma nova geração de embaixadores de marcas e pessoas comuns que passam a ser também influenciadores de marcas, produtos e serviços. Mas a grande sacada aqui e o meu objetivo com este artigo é fazer com que você passe a enxergar seus clientes também como influenciadores em potencial.

Esta estratégia pode ser usada com uma pessoa de grande influência em segmentos específicos, tribos ou que seja de alguma forma referência de mercado, pode ser usado como influenciador. Ou pode ser disseminado a vontade de quem quer divulgar sua marca ou produto por meio de ganchos.

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Como achar a estratégia certa?

Existem inúmeras estratégias e cada caso é um caso a parte. Aqui nos deparamos com vários casos, fazendo testes do que funciona ou não, e em cada tentativa vamos sendo mais assertivos, lapidando as estratégias e impulsionando tudo por meio do Marketing Digital.

A grande diferença é que muitas dessas pessoas comuns podem engajar muito mais com foco na conversão de vendas. No fundo sabemos que as celebridades são bem pagas para postar uma publicidade qualquer ou um texto corporativo. Já as pessoas normais fazem isso por convicção, ou seja uma troca justa tanto em valores emocionais ou materiais.

Com esses influenciadores do mundo real é possível ter um conteúdo espontâneo, pessoal e criativo. E isso, termina engajando muito mais porque aproxima os consumidores reais que buscam impressões, reviews e opiniões verdadeiras. Veja o exemplo de aplicativos como o Uber, ou o Tripadvisor, que reúne avaliações dos próprios usuários.

A vertente importante do chamado Marketing de Influência é a participação dos clientes da empresa para aumentar a notoriedade da marca e influenciar as decisões de compras de outros clientes. É muito além do depoimento, através das mensagens de clientes que compartilham suas histórias pelas redes sociais contando suas experiências e o relacionamento.

Se constata que mais de 80% dos consumidores tomam decisões de compra com base em mensagens sociais de amigos. Assim como o boca a boca que é inegavelmente a forma de marketing mais efetiva, no mundo digital podemos controlar isto. Se surpreendeu com este número? Este é o resultado do poder das convicções e do marketing de influência.

Claro que o fascínio das celebridades como artistas, cantores e jogadores de futebol está longe de ser ameaçado, mas para muitos, investir em influenciadores específicos é muito mais eficiente, além de ser mais barato. Além disso, o realismo e autenticidade de histórias de clientes é ainda uma poderosa ferramenta, mais do que comprovada.

Clientes Initel estão sempre orientação para uso desta e de outras técnicas de atração de clientes para fortalecimento da sua marca.
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