Para você ter a ideia de o que vender em tempos de crise primeiro é preciso entender o que é a crise em si e como se movimenta a crise.

Todo mundo sabe que a crise é a diminuição do poder de compra das pessoas. Sim isto nem precisa falar não é?, mas você sabe qual é o processo que gera uma crise nacional?

O que vender em tempos de crise

A crise e a bola de neve

A crise se instala por fatores somatórios. Pra você entender como vender em tempos de crise é importante entender como essa bola de neve se forma.

Existe os fatores externos onde há dependência de vários países que negociam diretamente com a China, ou a retração da economia na Europa. Tudo soma para contribuir com a tal crise. A economia de um país reflete uma porcentagem parte de acordos econômicos feitos com outros países.

Outra parte da crise aqui no Brasil é formada por autos impostos, que desestimulam empresas de investirem no aqui. Como os impostos abusivos aplicados nas empresas são passados para o consumidor, nós avaliamos que os preços estão muito altos e deixamos de comprar.

A inflação é um número que reflete o aumento dos produtos. Esses e muitos outros exemplos que não foram ciados aqui geram uma bola de neve onde cada vez mais fica difícil de frear. Medidas econômicas são tomadas no mundo todo, mas ainda não está claro que esta bola de neve está freando, muito pelo contrários, ainda ela estar a crescer.

A maior crise está na cabeça das pessoas

Acredito que a crise é o retardo na adaptação do novo mundo pelas pessoas. A crise é uma mudança de paradigma. A crise é mais ligado a fatores comportamentais. É mais a falta de vontade de consumir e produzir, ou quase isso. Tá mais para a percepção do que vale a pena pagar por um produto ou serviço VS salários justo.

O mundo capitalista com muito dinheiro indo pra poucos. Com a nova percepção do que é justo por meio da comunicação global. Tudo isso faz com que as pessoas deixem de consumir.

As pessoas entendem que não vale a pena gastar com certas coisas, assim as empresas vendem menos, gerando menos renda, ocasionando demissões. Aí você me pergunta o que vender em tempos de crise. Eu te respondo. Não é o que vender e sim como vender. Continue…

É possível aproveitar a crise para vender mais?

Sim é possível. A famosa frase “com crise se cresce” é real. Agora que ficou mais claro o comportamento mental das pessoas em tempos de crise vai ficar mais fácil entender como e o que vender em tempos de crise.

Alguns negócios inegavelmente não sentiram o efeito da crise. Porque? Por motivos lógicos, ou por pura intuição, alguns empresários estão fazendo exatamente o que as pessoas querem e precisam quando estão fragilizadas.

Fidelizar o Cliente – Faz com que o cliente se sinta confiante e reconfortado em meio a esta guerra fria. Entregue muito mais otimismo simpatia, acompanhamento. Use cadastros, descontos, cupons de compra. Seja mais próximo.

Inove – Entregue algo a mais, algo diferente. O mundo está muito rápido. As pessoas não querem mais uma mercearia comum e sim uma mercearia que pode talvez ter um sistema de sorteio com entrevista. Uma padaria que dá brindes. Uma loja de roupas que incentive o desconto quando um cliente experimenta uma roupa e posta com # nas redes sociais.

Entenda o Cliente – Eles querem muito mais emoção por muito menos. As pessoas precisam de diversão. Você sabia que grupos de pagode, forró, etc estão fazendo shows como nunca? Coloque diversão no seu negócio. Talvez um atira dardos na parede valendo um brinde. Que tal? Mecha com emocional das pessoas. Não precisa ser para o lado alegre pois senão tudo viraria samba. Pode ser algo curioso, algo melancólico, esperançoso, etc.. Você entendeu não é? Você poderia simplesmente mandar um cartão personalizado para seus clientes com uma frase bem legal, sem vender nada é claro.

Reforme e Economize – Se as pessoas não querem comprar nada novo elas reformam o velho. Simplesmente isto. Uma loja de móveis pode oferecer serviço de reforma. Que tal? A crise é mudança dos conceitos, se não mudar o seu, já viu né…  Faça sempre seu cliente economizar. Ele quer isso. Ele precisa economizar. Ofereça pacotes econômicos (limitados é claro).

Faça o Cliente Ganhar – Cursos para fazer o cliente ganhar dinheiro com pequenos negócios é uma boa. Fazer ganhar tempo entregando produtos em casa, ou diminuir o trabalho do cliente, ou a dúvida. Deixe o cliente revender com parcela de lucro do seu produto. Esta é uma excelente dica.

Dê Esperança – Igrejas, palestrantes, vendedores online não estão sentindo os efeitos da crise. Isto é mais um dos fatores psicológicos das pessoas. Elas preferem comprar sonhos e motivação pessoal para que elas mesmas se sintam motivadas a encarar esta nova realidade. As pessoas precisam mais de motivação quando o poder aquisitivo diminui. Fórmulas mágicas de como ficar rico estão vendendo como água. Apesar de eu não acreditar em tais fórmulas mágicas, as pessoas em geral procuram muito esses tipos de “gurus” para lhes dar alguma esperança. Que tal você fazer este papel?

Esteja mais Presente – Hoje o mundo é digital. Você tem uma empresa local. É possível alavancar seus negócios com o uso da internet, trazendo mais visibilidade, inovação, economia, e fidelidade para seu cliente. Fique mais presente no Facebook e Instagran. Tenha um site onde pode ser sua vitrine direta com o cliente. Já pensou em fazer pedidos online? Já imaginou que você pode estar a qualquer momento nas mão do seu cliente? Nós da Initel trabalhamos para ajudar a alavancar seu negócio por meio do canal de comunicação mais difundido e eclético do mundo. A internet. Pergunte-nos que podemos fazer para seu negócio?

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